quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Arte de Ser Feliz.


Cecília Meirelles

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas, todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e , em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual para que o jardim não morresse.E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros ,e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes , abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola.Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham a boca sonhando com pardais.Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta.Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo seu destino. E eu me sinto completamente feliz.
Mas quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela,uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

(Quadrante- 2ª edição, Rio, 1962)



Leia atentamente o texto e observe que a autora desperta o leitor para enfoques bem distintos:

• Não percebemos que somos felizes, no cotidiano, vivendo acontecimentos corriqueiros e habituais.
• Frequentemente, olhamos “sem ver” , ou seja, não conseguimos avaliar com profundidade o que está ao nosso alcance.
• Aprender a “ olhar e ver” –“leitura” do mundo.


Um recadinho:
Eu, o outro, o mundo, a felicidade...é isso que vivemos no cotidiano, sem nos darmos conta de quanto é difícil perceber o que nos rodeia, quando nem sabemos olhar para nós próprios.
Um desafio: escreva sobre os tópicos selecionados.Se quiser que eu corrija seu texto envie-o para o email acima, identificando-se.Relaxe, solte-se,sinta-se livre, o papel permite tudo , até errar, porque erros podem ser corrigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário