domingo, 9 de maio de 2010

O prazer de aprender.


Oi...

Começar um blog é muito fácil e postar nele- quando se tem o que falar- mais ainda.
Mas , quando se trata de persuadir o leitor da importância de algo com o que ele é “obrigado” a conviver, já se torna mais complicado.

Entretanto, a Língua Portuguesa por si só já é um atrativo poderoso. Os que sabem usá-la descobriram do que ela é capaz ; os que não sabem , gostariam de fazê-lo, sentem-se estressados ao terem que enfrentá-la, porque “não gostam” dela (sem conhecê-la!).Este é o real problema : como gostar de algo que não entendo? Que não conheço? É difícil? Sem dúvida, como tudo aquilo que não conheço...mas posso aprender e gostar.

Sempre é hora de mudar . Comecemos, então...

A divisão didática : gramática/ redação/ literatura é apenas um arcabouço de ensino, nem sempre eficaz, uma vez que o aluno separa a língua portuguesa, tornando-se incapaz de relacionar o que a compõe,não percebendo que escrever pressupõe ler,conhecer elementos estruturais do idioma, interpretá-los, utilizá-los com clareza e coerência.E para tal é preciso conhecer todos os meandros do idioma, não apenas um deles.

É assustador o número de adolescentes que não consegue construir um texto com unidade e sequência lógica, seja ele crônica, carta, narração, dissertação ou outro qualquer. Como é que esse (a) menino(a) pode acompanhar um curso universitário? Não se trata aqui de “ passar no vestibular”, mas sim acompanhar o que virá depois dele. Facilitar a vida afetiva, social,estudantil, profissional... enfim, a vida!

Na verdade, tudo começa muito antes, quando não se sabe a regência de um verbo ou para que serve, quando não se percebe a importância de ler para formar uma consciência crítica, além do inenarrável prazer de descobrir um mundo novo nos livros.

NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DE UM LIVRO QUE LÊ, mas temos que desenvolver senso crítico a respeito do mundo que nos cerca. O livro é o começo disso, além de outros gêneros de leitura.

Tudo que aprendemos, sejam quaisquer as disciplinas,forma o que seremos , não como alunos, mas como PESSOAS. Há um velho e sábio ditado –“saber não ocupa lugar”- que diz isso de maneira simples e eficiente.

Pois bem, aqui entra a Língua Portuguesa. Para que todas as outras disciplinas transcorram sem problemas, é fundamental saber ler, interpretar, transmitir ideias , propor soluções, desvendar e resolver problemas, enfim, é através do português que chegamos lá.

Você será médico, engenheiro, jardineiro,matemático, professor, empresário, ou seja lá o que quiser e língua portuguesa não será um detalhe, será parte do seu sucesso. Não pense nela como algo para “nota” ou “ para passar no vestibular”. Será parte do seu cotidiano e pode mudá-lo para você.

Não sei se consegui convencê-lo, AINDA, mas quando entender e praticar o seu idioma, com certeza entenderá.

Passei dois terços da minha vida, sendo mais que um " dador" de aulas. Tenho tentado transformar pessoas em leitores,tenho tentado passar a beleza e clareza com que vejo o idioma. Conquistei alguns, o que já satisfatório, mas quero mais...

Assim,faço-lhe um convite...não é hora de começar a gostar da Língua Portuguesa , aprendendo-a?


Beijos.

Em tempo :Postaremos aqui preciosas dicas sobre a linguagem, a literatura,interpretação de textos...

Vamos aprender Língua Portuguesa porque vale a pena, para sermos melhores e não para "tirar nota".

2 comentários:

  1. Querida Gizelda,

    Parabéns pela página! Este espaço ficou muito interessante e convidativo àqueles que tiveram, ao menos, a curiosidade de acessá-lo.

    Espero que mais e mais pessoas tenham o prazer de tê-la como professora e possam descobrir o verdadeiro prazer do aprendizado e o fundamental: saber fazer o melhor uso possível da própria língua.

    Que este espaço lhe sirva de instrumento para levar a mais pessoas as suas maravilhosas aulas para que elas possam se encantar com a Literatura, por exemplo. Que seus alunos possam conhecer a profundidade de um Machado de Assis e que possam refletir sobre suas próprias vidas ao lerem Manuel Bandeira ou aprender com o mestre, Alberto Caeiro - heterônimo de Fernando Pessoa. Realmente é de se apaixonar e isso eu devo à senhora!

    Desejo muito sucesso nesta nova jornada!

    Um grande beijo de sua eterna aluna,

    Maiara Ochiuzzi

    ResponderExcluir
  2. Querida Maiara...
    Obrigadíssima pela presença e pelo carinho ( sempre...).

    Ler o seu texto me faz ter certeza de que não tenho trabalhado em vão.

    Beijos.

    ResponderExcluir