terça-feira, 18 de maio de 2010

Leonardinho, um " senhor" malandro...





Esse livro está na lista da Fuvest( e da Unicamp!) há " séculos"...pelo menos é o que me parece porque de todos os nove selecionados , sem dúvida, é aquele que eu gostaria de trocar por qualquer um de Guimarães Rosa.

Mas,é apenas minha opinião. Acredito que muitos o adoram, e esse é mesmo o grande sentido da literatura : cada um escolhe o autor e obra com os quais se identifica.

Beijos.


Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Antônio de Almeida


Contexto Histórico:

O autor : MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
Tempo Literário : 1850/60 / ultra-romantismo( o sentimentalismo mórbido)
Pós- Independência ( busca de identidade nacional)

O tempo da obra : extemporânea


A obra :
1852/1853 ( em folhetins /Correio Mercantil)
1854/1855 ( em livro /2 volumes)


Foco narrativo : terceira pessoa (?) onisciente leitor incluso ( histórias de um colega de repartição- Antônio César Ramos)


Espaço : a periferia do Rio de Janeiro ? ruas, casebres e o Zé-povinho.


Tempo: “Era no tempo do rei...”
Dois tempos: 1850/ o da narração
1810? O dos fatos narrados/ a vinda da família real.

Linguagem : jornalística ( ágil, dinâmica, moto-contínuo) e coloquial.


Estrutura : 2 partes ? 23 e 25 capítulos interligados pelas aventuras de Leonardo ( pai e filho)


Digressão e Metalinguagem / leitor incluso


Dinâmica da narrativa : amoralidade e bom humor.


Personagens : o Zé-povinho;
Tipos;
Sem letramento;
Transitam entre a ordem e a desordem.


Leonardo, o filho : anti-herói, golpista, sem ética, esperto, simpático.
Leonardo, o pai: ocioso, sem sorte, pouco inteligente, excessivamente sentimental.


Maria da Hortaliça : volúvel e desprovida de caráter.

A comadre – parteira/ o exercício da profissão permite-lhe arranjar a vida segundo seus interesses.

O Compadre : barbeiro/ identifica-se com o afilhado .

Major Vidigal : a repressão, a lei.

Luisinha : a heroína “às avessas”- tímida, feia e mal ajambrada.


Vidinha – a mulatinha sensual..

Somam-se a esses dezenas de personagens secundários que, anonimamente, imprimem velocidade , ritmo às ações e soluções.


A difícil classificação da obra :


Romântica?-
sim / há triângulo amoroso, sofri,mento, final feliz.


Realista?
Sim / há crítica, ironia, amor não idealizado, cenas cotidianas reais.


Documental?
Sim/ é o registro de uma época – o tempo do rei.

Costumes?
Sim/ as festas,as procissões,superstições,a igreja, a polícia descrevem costumes prenunciando as ações.

Picaresco?
Sim/ o personagem é oriundo de classes populares, é abandonado, sobrevive na semi- marginalidade.

Precursor do Romance Moderno : apresenta o anti-herói, vilão, não amoral e representa a dialética da malandragem ( ordem e desordem).

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