quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gabarito : Fuvest 2007-primeira fase


Desejo que você tenha realizado os exercícios e fique feliz com o resultado:



62-Em “Senti que ela fruía nisso um prazer silencioso e longo“, o contexto determina que o anafórico destacadorecupera o efeito das luzes do anúncio no braço da personagem feminina.

Resposta: c

63- Há evidente contraste entre a cor vermelha intensa do luminoso e a palidez e suavidade da pele da
personagem. Os trechos reproduzidos na alternativa e mantêm o confronto entre as cores vermelha e branca
e o valor subjetivo que o contexto lhes confere: “banhos intermitentes de sangue” e “havia luz”. Em outro
nível de análise, é possível avaliar também que a oposição entre “banho vermelho” e os trechos “luar”/”ela
era toda pálida e suave” remete, respectivamente, aos universos da cultura e da natureza.

Resposta: e

64- No discurso direto, a pergunta assumiria a seguinte forma: Você gostou do quadro? Isso porque, na citaçãoliteral, os tempos verbais são balizados em função do momento da fala da personagem citada. O que
aconteceu anteriormente a essa fala, portanto, apareceria no pretérito perfeito. Já o discurso indireto tem
balizado o momento da fala do narrador. Logo, o que aconteceu num passado mais próximo a essa fala
aparece no pretérito perfeito; uma ocorrência anterior, no pretérito mais-que-perfeito.

Resposta: c

65- Sem dúvida, o autor do texto mostra-se atento aos variados usos da língua em contextos diferentes.
Percebe-se claramente isso quando ele argumenta que os “mineiros da roça” fariam “troça” se, seguindo o
padrão formal, o enunciador deixasse de usar a forma popular “varreção” para adotar “varrição”, obedecendo ao dicionário. Já no trecho “Fi-lo sofrer”, Rubem Alves observa com rigor as normas da língua culta escrita,pois agora seu interlocutor é outro — um amigo oculto, letrado, identificado como “paladino da língua portuguesa”.

Resposta: d

66- O termo “paladino” remete ao indivíduo destemido, que sempre está pronto a defender os oprimidos e
a luta por causas justas. No texto de Rubem Alves, a palavra “paladino” é associada a um defensor da variante culta da língua portuguesa, que acredita dever defendê-la dos “erros” cometidos pelo autor.

Resposta: a

67 Rubem Alves emprega as metáforas “sopa” e “prato”, respectivamente, para fazer referência ao conteúdo e à forma daquilo que escreve ou diz. No contexto, menciona o fato de o “amigo oculto” ler o que ele escreve (conteúdo) e, sem comentar se o texto é “bonito ou feio”, fixar-se na questão gramatical (forma): sempre lhe indica que o “prato está rachado”, ou seja, aponta o “descuido com o vernáculo”, tendo como parâmetro de qualidade o que é “certo” ou “errado” de acordo com o dicionário.

Resposta: b

68- O primeiro período do texto constitui claramente a formulação de uma tese, apresentando um comentário com elementos abstratos (“sutilezas”, “fúteis”, “vãs”, “atenção”) e genéricos: os “homens” não são particularizados, representam a totalidade dos seres humanos — o que atesta tratar-se de um período dissertativo.De “Aprovo” até a palavra “arte”, temos uma narrativa, caracterizada tanto por elementos concretos (personagens,“grão de alpiste”, “agulha”) quanto pela progressão temporal entre os enunciados. O trecho tem,assim, clara função de ilustrar a tese.No último período do texto a tese é ratificada e expandida, deixando explícito o posicionamento do enunciador.

Resposta: a

69- A expressão “muito embora” tem claro valor concessivo. Esse valor só é veiculado pela expressão “se bem que”, da alternativa e. Com efeito, “desde que”, “contanto que” e “a não ser que” têm valor condicional, e a expressão “uma vez que” tem valor explicativo.

Resposta: e

70- O romance A cidade e as serras traz algumas propostas de modernização da vida social portuguesa.Com a costumeira ironia, Eça de Queirós ataca tanto o atraso luso quanto a tendência a seguir um modelo de desenvolvimento que traria mais frustração do que felicidade. No entanto, tais propostas não tocam nas questões relativas à propriedade, sugerindo, ao contrário, uma defesa da aristocracia da terra. Nesse sentido, a proposição é mais conservadora e reformista do que transformadora e revolucionária.

Resposta: c

Nenhum comentário:

Postar um comentário