sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Viagens na minha terra /sinopse





CONTEXTO:

1-O autor : Almeida Garrett

2-Tempo Literário: Primeiro momento do Romantismo em Portugal-                                                                O Romance Histórico.As invasões napoleônicas; a mudança do regime político: absolutismo /  liberalismo. Em época de intenso nacionalismo, essa literatura resgata valores do passado histórico português.  Recupera os heróis medievais, oriundos de uma época de grande significação para o país, misturando-os com a ficção romântica  cheia de imaginação e sofrimento.

3-Características:
Nacionalismo, historicismo e medievalismo:
Engrandecimento dos valores e  dos heróis nacionais, seu passado histórico, em especial o período medieval.

4-Bibliografia


-Camões (1825)
- Dona Branca (1826)
- Adozinda (1828)
- Catão (1828)
- Romanceiro (1843)
- Cancioneiro Geral (1843)
- Frei Luís de Sousa (1844)
- Flores sem Fruto (1844)
- D’o Arco de Santana (1845)                                                                                                                                          -Viagens na Minha Terra (1846 )
- Folhas Caídas (1853)


5- A obra: romance histórico ( ?) / Viagens na minha terra.

Gênero textual: na verdade temos um romance híbrido, composto de relatos autobiográficos, anotações da viagem que o autor realiza, crônica histórica e social, reflexões literárias e filosóficas, além de novela sentimental.

Foco Narrativo: em primeira pessoa, como narrador participante (relata seu ponto de vista, opiniões, suas experiências ao visitar pontos históricos das cidades portuguesas como Igrejas, ruínas, túmulos de personalidades famosas e santos, entre outros).
Estrutura : 49 capítulos

Tempo :   cronológico,( 6 dias) com uso de flashback , feito através de digressões.                              Presente e passado históricos do país.

Enredo : Uma viagem de Lisboa a Santarém ( intensa descrição da paisagem), cenário onde se desenrola uma novela / o trágico amor de Joaninha dos Rouxinóis e Carlos.

Título: “Viagens”
 - viagem geográfica–narração das paisagens do interior de Portugal.
 - viagem histórica- ao passado do país, a história de Portugal,
 - viagem sentimental: o romance de Carlos e Joaninha
  - viagem crítica: reflexões sobre o país e sua história.

O possessivo "minha":-O sentimento de posse ;a relação de intimidade; carácter subjetivo do discurso.

O substantivo "terra": a ligação telúrica do autor com a Pátria;o nacionalismo.

Personagens: 
Joaninha (dos olhos verdes)-graciosa e frágil. Extremamente sentimental, enlouquece por não suportar as crueldades sociais, vindo a falecer no final da história. Ingênua e pura simboliza a vida campesina sem a corrupção urbana. - a mulher anjo.
Carlos (primo de Joaninha): é um homem submetido a valores sociais  pela inconstância .É um suicida moral, porque perde seus ideais, tornando-se materialista e politiqueiro. O fracasso de Carlos é o retrato do que acontece com o país. O homem social.
Georgina–mulher de personalidade forte, enérgica, abnegada. ( noiva inglesa de Carlos)
D.Dinis - amargo e rígido, tornou-se franciscano para expiar seus  erros.( pai de Carlos)
Francisca - avó de Joaninha, velha e cega, representa Portugal. Simboliza  a imprudência com a qual o liberalismo foi assumido pelos Portugueses.

6-Simbologia :
Carlos e D. Dinis
Pai e filho representam D. Quixote (espiritualismo) e Sancho Pança (materialismo) em fases diferentes de suas vidas. Frei Dinis é, inicialmente, materialista. Somente diante do remorso pelo pecado cometido espiritualiza-se, tornando-se um frade austero. Carlos, ao contrário, luta pelos ideais do liberalismo e, depois de descobrir que é filho do frade, foge e se torna barão (materialista). Por isso, Helder Macedo afirma que estes personagens são “espelhos, imagens inversas um do outro”.

Joaninha e Georgina
Representam o ideal moral positivo. Segundo Helder Macedo, Joaninha seria a essência do bem inerente às sociedades tradicionais – o arquétipo de Portugal – e Georgina, a essência do bem inerente às “sociedades modernas – arquétipo do progresso no século XIX que era a Inglaterra do liberalismo triunfante”.

7-Considerações gerais:
Viagens na minha terra foi publicado entre anos  1843 e 1846, na Revista Universal Lisbonense.
O primeiro plano da narrativa é a viagem – real e simbólica – que Garrett faz até o vale de Santarém; o segundo é a novela “A Menina dos Rouxinóis”, que passa a ser contada a partir do capítulo X.
 Metalinguagem, digressão, crítica política e social, reflexão, sentimentalismo são algumas das características presentes no texto, representando o primeiro momento do Romantismo em Portugal, no qual Viagens na minha terra é inserido com propriedade como romance nacionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário