terça-feira, 25 de setembro de 2012

Relatório? Será?!!!!!





Bem...nunca se sabe. Em se tratando da Unicamp , tudo é possível.Depois do Verbete, por que não solicitar que os alunos façam um relatório? Desejo que isso não ocorra, mas ...aí está o básico.

Conceito de  RELATÓRIO

"É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros." (UFPR, 1996)

Objetivos
De um modo geral, podemos dizer que os relatórios são escritos com os objetivos:
  • Divulgar  os dados técnicos obtidos e analisados;
  • Registrá-los em caráter permanente.
Como fazer um relatório?
Basicamente,  pode-se considerar dois tipos de relatórios: o profissional e o acadêmico. Ambos possuem regras , e o mesmo objetivo : relatar o desenvolvimento de um trabalho ou de uma pesquisa, informando e quantificando os seus resultados de forma detalhada. Poderíamos ainda citar relatórios de gestão, de inquérito, de atividades, e outros, mas todos são tão específicos que , dificilmente, seriam solicitados fora do seu âmbito particular.

Qualquer que seja o relatório, ele  deve se realizado para justificar  o resultado de uma atividade ou pesquisa. Logo, há necessidade de material de apoio para o seu desenvolvimento, sendo fundamental que, enquanto estiver realizando a ação objeto do relatório, pesquisa, trabalho, estágio, e outros, sejam feitas anotações sobre todos os pontos relevantes que forem acontecendo merecedores de  atenção.
Isso pode complementar de maneira enriquecedora o relatório de um livro, de estágio, de uma pesquisa ou de uma atividade qualquer. Salientar os pontos relevantes, dúvidas, pormenores, principais personagens, curiosidades e outros pontos que detalhem ser a redação do parágrafo final. Obviamente, há que se fazer uma seleção criteriosa e descartar o menos interessante.

O relatório  acadêmico precisa necessariamente ter objetivos bem definidos e deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve ser simples e vir seguido da identificação ( turma,nome,  departamento).

Estrutura:
Introdução : deve constar  nela ,de modo sintético, todo o conteúdo do relatório, assim como os objetivos, a abrangência da pesquisa  trabalho  e a metodologia utilizada.

Desenvolvimento: listam-se  os dados, depoimentos e estatísticas que  em textos,  gráficos e tabelas para ampliar o trabalho de maneira a não deixar dúvidas. Trata-se de discussão e análise de dados.
O relatório não pretende argumentar sobre coisa alguma, mas apenas de relatar dados ou informações pesquisadas e selecionadas de modo a justificar um a pesquisa.

Conclusão: deve conter o resultado dos dados apresentados no desenvolvimento .Pode, inclusive, recomendar /sugerir alguma modificação que se fizer pertinente aos dados analisa

Linguagem: formal e/ou técnica quando necessário,  clara, objetiva e concisa. Utiliza-se a ordem direta em língua formal.

Publico-alvo:normalmente, os leitores de relatórios são pessoas de perfis bem definidos, capazes de entenderem o trabalho que está sendo exposto porque faz parte do seu universo profissional.

No mais, capricho, correção, clareza e ...boa sorte!

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