segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ah! Unicamp...Verbete????


Às vezes, eu me sinto muito frustrada , quando vejo algo como a prova da Unicamp de Redação de ontem, domingo, 13/11Um ano inteiro para criar uma prova e.. .Arrogância ? Desejo de ser "diferente"?Poderia estender-me em um texto sem fim de questionamentos, mas vou me limitar a uma pergunta :

Em quê a criação de um verbete consegue avaliar a escrita de um aluno em uma prova de vestibular? 

Se alguém sabe a resposta, por favor,vou adorar conhecê-la.

5 comentários:

  1. estabeleci um dialogo com leitor no texto do verbete, posso zerar por isso?

    ResponderExcluir
  2. Diálogo? Um discurso direto?...Leia abaixo
    Essa é a expectativa da banca Comvest para a proposta 3.

    Espera-se que o candidato produza um verbete para explicar o que é computação em nuvem. O candidato deve se colocar no lugar de um leigo em informática que busca informações a respeito desse conceito e mira, na produção do verbete, um público (seu interlocutor) que, como ele, não é especialista nessa área. O conteúdo do texto não pode, assim, ser demasiadamente técnico, tendo em vista a especificidade do público
    alvo. O verbete deve trazer uma definição de computação em nuvem compatível com as
    informações constantes dos quatro textos apresentados, ancorada pela apresentação de
    duas situações que exemplifiquem a aplicação da computação em nuvem nos dias atuais (por exemplo, acesso a contas de e-mails, interação em redes sociais como o Facebook e o Orkut, utilização de serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na internet etc.). Uma definição possível é aquela segundo a qual a
    computação em nuvem consiste num recurso que possibilita, em larga escala, acessar dados, informações, programas etc. que não estão armazenados na máquina a partir da qual o acesso é feito, mas em máquinas controladas por terceiros, que podem ser acessadas via web a qualquer momento e de qualquer lugar. Na elaboração do verbete, o enunciador deve apresentar, além da definição e dos exemplos, uma vantagem e uma desvantagem da aplicação generalizada da computação em nuvem (por exemplo, o fácil acesso a dados, arquivos, programas etc. e a insegurança quanto ao sigilo e à privacidade, respectivamente). Seguindo o padrão de verbetes publicados em enciclopédias, o texto não pode servir à expressão de opiniões pessoais sobre o objeto descrito, bem como deve ser sintético e atender à linguagem formal.

    ResponderExcluir
  3. Um verbete pode ter interlocução? Por exemplo: "Quando você usa um email..."

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luís...

    A proposta queria que você criasse um verbete para Wikipédia e , originariamente, não pede interlocução, mas o texto postado por mim no comentário anterior, no primeiro parágrafo- linhas 2 a 6 - pode dar margem à utilização dele.( retirado da Comvest - expectativa da banca)

    Como correção de texto não é computadorizada,vai depender dos corretores e como vão conduzir a expectativa da banca.

    Desejo que voc~e tenha conseguido.

    ResponderExcluir
  5. Entendi. Espero que isso não me faça zerar, pois eu tinha acertado 43 questões e quero medicina.
    Obrigado.

    ResponderExcluir