quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Unicamp prá você : NOTÍCIA







A NOTÍCIA

1-Contextualização : levando-se em conta a diversidade da mídia ( jornais impressos, TV, rádio e outros), torna-se de fundamental importância a adequação do texto ao veículo de informação.
2   
      2-Objetividade : a função da notícia é informar e para tanto é preciso ser claro e objetivo.
  
      3-Imparcialidade : o jornalista , ao criar um texto noticioso, deve se manter isento de opinião para não influir no juízo de valor dos leitores.
      4-  Linguagem : os redatores da notícia podem , e devem, manter um estilo, desde que preservem a língua culta, as frase curtas e diretas.
5  
      5-Público-alvo : o leitor universal, sem perfil definido.                                                                 Exceções :futebol, economia ,culinária...
6
      6-  Título : deve ser pertinente ao texto e atrativo o suficiente para ensejar a leitura
7
      7-   Olho : o aspecto relevante da notícia, normalmente complementa o título, aumentando a curiosidade do leitor sobre o texto a ser lido.
8
      8- O LEAD :essencial em qualquer notícia, compõe o primeiro parágrafo e responde a perguntas específicas : Quem? O quê? Quando? Onde?
9
      9- Fonte : a notícia tem uma origem que deve ser especificada para que haja credibilidade nas informações expostas.
1
      10- Pirâmide Invertida : o corpo do texto é a complementação do lead. Deve ser iniciado com a informação de maior relevância e reponde a perguntas : Como? Por quê?
1
      11- Depoimentos
1
      12- Ilustração : imagens são um complemento precioso de uma notícia, mas não são essenciais se o texto for bem redigido e expressar  a informação com clareza e elementos esclarecedores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário