quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Marcela amou-me durante 15 meses e 11contos de réis."




MACHADO DE ASSIS in

Memórias Póstumas de Brás Cubas.


Contexto :

1-Tempo Literário : Século XIX
                              Realismo ( psicológico)
                              Interiorização/Introspecção;
                              O homem pelo caráter.


Fases Literárias do autor :

1-                 Romantismo
2-                 Realismo ( maturidade emocional e intelectual)


Características gerais da obra machadiana:
Metalinguagem;
Digressão;
Ironia  / humor amargo;
Pessimismo;
Concisão/ clareza;


2- A obra : MEMORIAS POSTUMAS DE BRAS CUBAS ( 1881)

Considerada um divisor de águas do romance brasileiro,,apresenta a ambivalência das elites  no final do século passado. Pretendia-se que as elites fossem liberais, mas elas o eram "apenas por fora",na verdade, eram autoritárias e escravocratas.
Romance de anatomia,analisa o homem e a sociedade em uma "fantasia", pois à luz da verdade é inverossímil a idéia de um defunto narrar sua  morte, seu delírio e sua vida.

Estrutura : dividido em 145 capítulos curtos, truncados, dispostos de forma alinear, o narrador inicia-se de modo inesperado: pelo óbito dele mesmo:

FOCO NARRATIVO: escrita em primeira pessoa- por um personagem narrador defunto   ( o defunto-autor), a história é uma confissão, um depoimento, repleto de ironia, humor - às vezes amargo -, sarcasmo, próprios do estilo do autor

ESPAÇO: O espaço onde ocorre a história narrada por Brás Cubas é o Rio  de Janeiro- elite escravocrata ,onde o ócio, o tédio e o sadismo prevalecem.   


TEMPO:- psicológico, pois a trama evolui de acordo com a memória do narrador, pois uma vez morto, livre de pressões externas, não temendo ser julgado por ninguém, B.C. pode abrir-se com o leitor como lhe for conveniente. Portanto, a história  é descontínua, entrecortada  por assuntos que se quebram para, em seguida, retornarem, criando as digressões textuais.

Digressão: desvio  do assunto, normalmente para evitar a emoção, o envolvimento pessoal, seria fugir da "linha reta" na seqüência da narração. O defunto-autor interrompe constantemente a história para se dirigir ao leitor, discutir os métodos adotados no livro, fazer comparações entre esse e  outro livro, traçar retratos morais de personagens secundárias, etc.

Metalinguagem é a propriedade que tem a língua de voltar-se para si mesma, é a forma de expressão dos dicionários e das gramáticas. O significado do termo, entretanto, ampliou-se e hoje o encontramos associado aos vários tipos de linguagem.

3-PERSONAGENS:

BRÁS CUBAS: personagem esférico; na infância um menino- diabo; quando adulto, um hipócrita, arrogante, contraditório,preconceituoso, um burguês que passou a vida rondando o poder e morreu sem nenhuma conquista.

VIRGÍLIA : filha do Conselheiro Dutra, um "casamento arranjado "que não se concretiza. Casa-se com Lobo Neves e torna-se amante de Cubas. “ Uma ruína aos 54 anos”

LOBO NEVES : político bem sucedido, marido de Virgília.

MARCELA : uma prostituta espanhola, primeiro amor de Cubas, os 17 anos. Sem escrúpulos, luxuosa, amiga de dinheiro e de rapazes . Foi perfeitamente definida no período: "Marcela amou-me durante 15 meses e 11contos de réis."

EUGÊNIA : acanhada, filha de D. Eusébia ,coxa de nascença ,durante algum tempo namorada de Cubas.- ‘ A flor da moita”. - Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?

EULÁLIA: Nhá-Loló, filha de Damasceno, morta aos 19anos de febre-amarela.” A flor do pântano”.

QUINCAS BORBA: um semi-demente, amigo de infância de B.C. , criador da "Humanitas", filosofia segundo a qual "a dor é uma ilusão". (caricatura do Positivismo) e “ a guerra e não a paz é o princípio da vida”.

D. PLÁCIDA: agregada à família de Virgília,costureira, cúmplice  dos encontros de B.C. e Virgília na casa de Gamboa : "Saiu da vida às escondidas como entrara."


4-Capítulos em destaque:

O capítulo X -O menino é o pai do homem, traça-nos o perfil futuro de Brás Cubas já adulto: mau, mesquinho, intolerante

Capítulo XXXI / A borboleta preta-- Também por que diabo não era ela azul? disse comigo.

Capítulo XXXIII / Bem-aventurados os que não descem  Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma.

Das Negativas /último capítulo-(...) a derradeira negativa deste capitulo de negativas:- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Capítulo VII-O Delírio, é obra prima de descrição e coragem inventiva por parte de Machado. Montado sobre o dorso de um hipopótamo percorre velozmente os séculos, indo de encontro à origem dos homens.

5- EXERCÍCIOS

1- Filosofia dos epitáfios
“E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."
O fragmento acima, de Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte característica de seu autor:
a)pessimismo com que trata as personagens que ocupam postos privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com indivíduos socialmente carentes.
b)uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu influência.
c)a fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
d) tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
e) tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.

2- [Leia o texto da questão anterior.]
Do ponto de vista da composição, é correto afirmar que o capítulo "Filosofia dos epitáfios":
a)é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo e do ambiente como fundo para a digressão.
b)é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do cenário.
c)equilibra em harmonia a narração, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua ambientação.
d)é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saída.
e)equilibra narração e dissertação, com o uso do discurso indireto para registrar as impressões que o ambiente provoca no narrador.

3- "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis [...]"Neste trecho, de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
a)surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
b)dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
c)explora com muita felicidade a "psicologia feminina", razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
d)focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
e)dá um exemplo da ironia e do humor característicos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo

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