terça-feira, 10 de agosto de 2010

Teste seu conhecimento : A barca do Inferno.


DICAS:
Para auxiliá-lo há uma postagem anterior da sinopse do "Auto da BARCA DO INFERNO".
O GABARITO SERÁ PUBLICADO NA PRÓXIMA POSTAGEM.

TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA :

1- Considerando a peça como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino.

a) Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar.
b) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal.
c) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa.
d) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza. e) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.

2-Leia com atenção o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente:
Parvo - Hou, homens dos breviários,
Rapinastis coelhorum
Et pernis perdigotorum
E mijais nos campanários.

É incorreto afirmar sobre o texto:

a) Nesta fala, o Parvo está denunciando a corrupção dos homens da lei.
b) Ao misturar um falso latim com palavrões, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expressão
c) As falas do Parvo, como esta, sempre são repletas de gracejos e de palavrões, com intenção satírica
d) O latim que aparece na passagem é exemplo de imitação paródica dessa língua
e) Ao parvo é atribuído o direito de ajudar o Diabo no seu julgamento,uma vez que o Anjo não se digna a ouvi-lo

3- Assinale a alternativa incorreta:

a)o Corregedor por ser achar superior ao Diabo, começa a discutir com ele, achando que só porque era um juiz prestigiado não teria que ir para o inferno
b)Vendo que o Judeu era uma péssima pessoa, o Diabo ordenou-lhe logo que entrasse em sua barca, para não perderem tanto tempo com uma discussão tola. ( No final do auto , o judeu irá, com seu bode, atracado à barca)
c)Um Fidalgo, que chega acompanhado de um Pajem, que leva a cauda de sua roupa e também uma cadeira, para seu encosto, é o primeiro a embarcar. O Diabo o recepciona, interessado em arrebanhar o maior número de pessoas possíveis Mas, o Fidalgo, sarcástico , tenta escapar , dizendo que a barca era horrível
d) Em tom coloquial e com intenção marcadamente doutrinária, escrita em medida nova , a obra deixa clara, em algumas passagens ,a fusão do latim com o espanhol.
e)Nesse auto, Gil Vicente, usando de características medievais ( em especial a força da Igreja) e antropocêntricas ( o homem julga seu semelhante), os mortos julgados são destinados à barcas do Inferno e da Glória, liderados respectivamente pelo Diabo e pelo Anjo.

4-Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante, com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na igreja. Nesta obra, há a figura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdo NÃO se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo religioso.

A) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença.
B ) Praticar a avareza como cúmplice do fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.
C) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.
D) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.
E) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.


5-Assinale a incorreta :O Auto da Barca do Inferno ...

a) é uma peça alegórica. O cais e as barcas são a alegoria da morte; a barca do inferno é alegoria da condenação da alma; a barca do céu, a da salvação.
b)é texto onde as personagens de Gil Vicente são sempre típificadas, isto é, não são indivíduos singulares nem possuem traços psicológicos complexos
c) é como a maioria das peças de Gil Vicente: desenvolve-se por uma sucessão de cenas relativamente independentes, sem formar propriamente um enredo
d) não tem preocupação de fixar traços psicológicos e sim de fixar tipos sociais, tendo em vista que a maior parte dos personagens não têm nome de batismo, sendo designados pela profissão ou tipo humano que representam.
e) julga entre outros o Frade ( Frei Babriel): como todos os representantes do clero focalizados por Gil Vicente, ele é alegre, cantante, bom dançarino e mau-caráter, porém , por ser elemento da hierarquia eclesiástica terá permissão para embarcar com o Anjo.

6-- Esta questão refere-se às obras Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e Morte e Vida Severina , de João Cabral de Melo Neto. Leia as alternativas abaixo e assinale a correta:

a) As duas obras apresentam uma crítica á sociedade de suas épocas: a de Gil Vicente, a partir das almas que representam classes sociais e profissionais de Portugal; e a de João Cabral, a partir das personagens representativas de tipos sociais do Nordeste.
b)As duas obras apresentam construções poéticas diametralmente opostas, uma vez que a primeira é escrita em versos decassílabos e a segunda em versos redondilhos.
c)As duas obras apresentam aspectos em comum, como o julgamento e a condenação, isto é,em ambas as personagens são julgadas e condenadas à morte.
d)As duas obras apresentam um julgamento ocorrendo na consciência de cada personagem. Entretanto na primeira obra, a execução da justiça é somente realizada pelo Diabo,e , em Morte e Vida... pela miserabilidade da vida.
e) As duas obras apresentam estrutura de auto; assimilam, portanto, tradições populares e constroem a realidade por meio da crítica. Como autos, possuem representações teatrais que contem vários atos.

Um comentário:

  1. OLÁ BOA NOITE, ADOREI AS QUESTÕES, VOCÊ PODERIA ME PASSAR O GABARITO POR E-MAIL? PESSOA28@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir