quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gosta da UFSCAR ? -Resolva questões da prova 2010...



MESMO COM A PRESENÇA DA UFSCAR ENTRE AS UNIVERSIDADES QUE IRÃO CONSIDERAR AS PROVAS DO ENEM, OS SEUS EXERCÍOS DE LINGUA PORTUGUESA SÃO ÓTIMOS PARA TESTAR SEUS CONHECIMENTOS.
Ufscar – 2010- Língua Portuguesa.

Leia o texto para responder às questões abaixo:

O Supremo Tribunal Federal varreu da legislação brasileira mais uma herança da ditadura militar: a obrigatoriedade do diploma de jornalista para quem exerce a profissão. Ao defender o fim dessa excrescência, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, disse que ela atentava contra a liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal a todos os cidadãos. “Os jornalistas são aquelas pessoas que se dedicam profissionalmente ao exercício pleno da liberdade de expressão. O jornalismo e a liberdade de expressão, portanto, são atividades imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensados e tratados de forma separada”, afirmou o ministro. Além de ferir o direito constitucional, já que impedia pessoas formadas apenas em outra área de manifestar seu conhecimento e pensamento por meio da atividade jornalística, a exigência teve o seu ridículo exposto por uma comparação brilhante de Gilmar Mendes: “Um excelente chef de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”.(Veja, 24.06.2009.)

1-Com relação ao assunto tratado,
a) transcreva a frase do texto que o sintetiza.
b) indique o posicionamento do autor em relação a ele e transcreva uma palavra, expressão ou frase que exemplifique sua resposta.


2-Com base nas falas de Gilmar Mendes,
a) o que justifica na perífrase verbal — podem ser pensados — a flexão do verbo poder e o plural masculino do particípio do verbo pensar?
b) reescreva o fragmento textual referente ao exemplo do chef de cozinha, transpondo-o para a questão do jornalismo.


Leia o texto de Manoel Carlos.

Envelhecer já foi um milagre, um sonho e também uma sentença cruel. Nossos poetas românticos, por exemplo, almejavam a vida curta, cravejada de muita tosse, e olhos fundos, aureolados de acentuadas olheiras. E, quando a vida se estendia, sentiam-se traídos pelo Destino, envergonhados diante da posteridade.
Consta mesmo que um deles, aos 22 anos, preocupado com a hora final que tardava a soar, declarava-se com 20 anos — a fim de ampliar a chance de ser colhido ainda na juventude. Acabou não desapontando ninguém,nem a si próprio. Foi ceifado aos 23 anos.
Não fosse o fim precoce de seus autores, a maior parte da poesia romântica não teria sido escrita. A maiore a melhor, porque em toda a obra de Álvares de Azevedo poucos poemas se comparam à beleza de Se Eu Morresse Amanhã. O poeta deu o último suspiro aos 20 anos.
(Veja, 15.07.2009.)

3-a) Identifique a vertente da literatura romântica brasileira referida no texto e aponte duas de suas características.
b) Leia o poema de Álvares de Azevedo, transcreva um fragmento e explique por que ele exemplifica as considerações
sobre a literatura romântica brasileira apresentadas por Manoel Carlos.

Se Eu Morresse Amanhã!

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!


4-Leia os textos I e II.

Texto I

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.


Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
(...)
(Camões)


Texto II
O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! Ah, uma beleza de traiçoeiro — dá gosto! A força dele, quando quer — moço! — me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho — assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se divertindo, se economiza.
(Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas.)

a) Comparando os textos I e II, identifique a ideia comum a ambos e transcreva uma informação de cada um deles para justificar a sua resposta.
b) No texto II, explique como se fazem presentes o diabo e Deus, explicitando a relação de sentido estabelecida.


Dicas :
Questões dissertativas demandam respostas completas.Lembre-se de que essa prova é de Língua Portuguesa. Clareza, coerência,correção são itens essenciais para a qualidade dela.
NÃO TENHA PREGUIÇA. Não assinale o texto, crie uma resposta escrita integral.Acostume-se a fazer o melhor.

GABARITO será postado no domingo - 22/08.

Um comentário: