terça-feira, 6 de novembro de 2012

Redação UNICAMP : gêneros textuais II




...continuação:

SÍNTESE

Texto Instrucional

Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.

O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer algo a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogá-lo; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a prepará-lo; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.

Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em casos de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar).


Narração

Qualquer  acontecimento do qual participamos, direta ou indiretamente, acarreta uma sucessão de  fatos  passíveis de serem narrados. Logo, o fato é a matéria da narração   (personagens  e circunstâncias).
Leve-se em conta  que,  quando o episódio  é  real, a narração fundamenta-se  em pesquisas;  quando o episódio  é fictício , o narrador deve utilizar  a imaginação.

Costuma-se  fazer uma série  de perguntas e as respostas dadas estabelecem o que é essencial em um fato narrado. Exemplificando :

O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(n) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;protagonista e antagonista.
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento.
CONCLUSÃO: ???? A SURPRESA.

Relatório
O relatório  acadêmico precisa necessariamente ter objetivos bem definidos e deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve ser simples e vir seguido da identificação ( turma, nome,  departamento).

Estrutura:
Introdução : deve constar  nela ,de modo sintético, todo o conteúdo do relatório, assim como os objetivos, a abrangência da pesquisa  trabalho  e a metodologia utilizada.
Desenvolvimento: listam-se  os dados, depoimentos e estatísticas que  em textos,  gráficos e tabelas para ampliar o trabalho de maneira a não deixar dúvidas. Trata-se de discussão e análise de dados.
O relatório não pretende argumentar sobre coisa alguma, mas apenas de relatar dados ou informações pesquisadas e selecionadas de modo a justificar um a pesquisa.
Conclusão: deve conter o resultado dos dados apresentados no desenvolvimento .Pode, inclusive, recomendar /sugerir alguma modificação que se fizer pertinente aos dados analisa

Linguagem: formal e/ou técnica quando necessário,  clara, objetiva e concisa. Utiliza-se a ordem direta em língua formal.
Público-alvo: normalmente, os leitores de relatórios são pessoas de perfis bem definidos, capazes de entenderem o trabalho que está sendo exposto porque faz parte do seu universo profissional.

A NOTÍCIA

1-Contextualização : levando-se em conta a diversidade da mídia ( jornais impressos, TV, rádio e outros), torna-se de fundamental importância a adequação do texto ao veículo de informação.
   
      2-Objetividade : a função da notícia é informar e para tanto é preciso ser claro e objetivo.
  
      3-Imparcialidade : o jornalista , ao criar um texto noticioso, deve se manter isento de opinião para não influir no juízo de valor dos leitores.

      4-  Linguagem : os redatores da notícia podem , e devem, manter um estilo, desde que preservem a língua culta, as frase curtas e diretas.

      5-Público-alvo : o leitor universal, sem perfil  definido.         Exceções :futebol, economia ,culinária...

      6-  Título : deve ser pertinente ao texto e atrativo o suficiente para ensejar a leitura

      7-   Olho : o aspecto relevante da notícia, normalmente complementa o título, aumentando a curiosidade do leitor sobre o texto a ser lido.

      8- O LEAD :essencial em qualquer notícia, compõe o primeiro parágrafo e responde a perguntas específicas : Quem? O quê? Quando? Onde?

      9- Fonte : a notícia tem uma origem que deve ser especificada para que haja credibilidade nas informações expostas.

      10- Pirâmide Invertida : o corpo do texto é a complementação do lead. Deve ser iniciado com a informação de maior relevância e reponde a perguntas : Como? Por quê?

      11- Depoimentos

      12- Ilustração : imagens são um complemento precioso de uma notícia, mas não são essenciais se o texto for bem redigido e expressar  a informação com clareza e elementos esclarecedores. 


Obs : os gêneros textuais não terminam aqui, mas é inviável colocá-los em sua totalidade. Esses são os usuais. Esperamos - e desejamos-  que a UNICAMP , nesse ano, tenha melhor discernimento na escolha de um deles , de modo a beneficiar o vestibulando.
 Que verbetes  e similares sejam sepultados!


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