...continuação:
SÍNTESE
Texto Instrucional
Você já
deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual
muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas
dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções
de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de
computador, etc.O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer algo a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogá-lo; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a prepará-lo; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em casos de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As
instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo
(misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar).
Narração
Qualquer
acontecimento do qual participamos, direta ou indiretamente, acarreta uma
sucessão de fatos passíveis de serem narrados. Logo, o fato é a
matéria da narração (personagens e circunstâncias).
Leve-se
em conta que, quando o episódio é real, a narração
fundamenta-se em pesquisas; quando o episódio é fictício , o
narrador deve utilizar a imaginação.
Costuma-se
fazer uma série de perguntas e as respostas dadas estabelecem o que é
essencial em um fato narrado. Exemplificando :
O
QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(n) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;protagonista e antagonista.
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento.
QUEM? - a personagem ou personagens;protagonista e antagonista.
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento.
CONCLUSÃO:
???? A SURPRESA.
Relatório
O relatório
acadêmico precisa necessariamente ter objetivos bem definidos e deve ser
dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve ser simples
e vir seguido da identificação ( turma, nome, departamento).
Estrutura:
Introdução : deve constar
nela ,de modo sintético, todo o conteúdo do relatório, assim como os
objetivos, a abrangência da pesquisa trabalho e a metodologia
utilizada.
Desenvolvimento: listam-se os
dados, depoimentos e estatísticas que em textos, gráficos e tabelas
para ampliar o trabalho de maneira a não deixar dúvidas. Trata-se de discussão
e análise de dados.
O relatório não
pretende argumentar sobre coisa alguma, mas apenas de relatar dados ou
informações pesquisadas e selecionadas de modo a justificar um a pesquisa.
Conclusão: deve conter o
resultado dos dados apresentados no desenvolvimento .Pode, inclusive,
recomendar /sugerir alguma modificação que se fizer pertinente aos dados
analisa
Linguagem: formal e/ou técnica
quando necessário, clara, objetiva e concisa. Utiliza-se a ordem direta
em língua formal.
Público-alvo: normalmente, os
leitores de relatórios são pessoas de perfis bem definidos, capazes de
entenderem o trabalho que está sendo exposto porque faz parte do seu universo
profissional.
A NOTÍCIA
1-Contextualização : levando-se em
conta a diversidade da mídia ( jornais impressos, TV, rádio e outros), torna-se
de fundamental importância a adequação do texto ao veículo de informação.
2-Objetividade : a função da notícia é informar e
para tanto é preciso ser claro e objetivo.
3-Imparcialidade :
o jornalista , ao criar um texto noticioso, deve se manter isento de opinião
para não influir no juízo de valor dos leitores.
4- Linguagem : os redatores da notícia podem , e
devem, manter um estilo, desde que preservem a língua culta, as frase curtas e
diretas.
5-Público-alvo : o leitor universal, sem perfil definido. Exceções :futebol, economia
,culinária...
6- Título : deve ser pertinente ao texto e
atrativo o suficiente para ensejar a leitura
7- Olho : o aspecto relevante da notícia,
normalmente complementa o título, aumentando a curiosidade do leitor sobre o
texto a ser lido.
8- O LEAD :essencial em qualquer notícia, compõe
o primeiro parágrafo e responde a perguntas específicas : Quem? O quê? Quando?
Onde?
9- Fonte : a notícia tem uma
origem que deve ser especificada para que haja credibilidade nas informações
expostas.
10- Pirâmide
Invertida : o corpo do texto
é a complementação do lead. Deve ser iniciado com a informação de maior
relevância e reponde a perguntas : Como? Por quê?
11- Depoimentos
12- Ilustração : imagens são um complemento precioso
de uma notícia, mas não são essenciais se o texto for bem redigido e
expressar a informação com clareza e elementos esclarecedores.
Obs : os gêneros textuais não terminam aqui, mas é inviável colocá-los em sua totalidade. Esses são os usuais. Esperamos - e desejamos- que a UNICAMP , nesse ano, tenha melhor discernimento na escolha de um deles , de modo a beneficiar o vestibulando.
Que verbetes e similares sejam sepultados!
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