1-Contextualização
: levando-se em conta a diversidade da mídia ( jornais impressos, TV, rádio e
outros), torna-se de fundamental importância a adequação do texto ao veículo de
informação.
2
2-Objetividade
: a função da notícia é informar e para tanto é preciso ser claro e objetivo.
3-Imparcialidade
: o jornalista , ao criar um texto noticioso, deve se manter isento de opinião
para não influir no juízo de valor dos leitores.
4
4- Linguagem
: os redatores da notícia podem , e devem, manter um estilo, desde que
preservem a língua culta, as frase curtas e diretas.
5
5-Público-alvo
: o leitor universal, sem perfil definido. Exceções :futebol, economia ,culinária...
6
6- Título
: deve ser pertinente ao texto e atrativo o suficiente para ensejar a leitura
7
7- Olho
: o aspecto relevante da notícia, normalmente complementa o título, aumentando
a curiosidade do leitor sobre o texto a ser lido.
8
8- O
LEAD :essencial em qualquer notícia, compõe o primeiro parágrafo e responde a
perguntas específicas : Quem? O quê? Quando? Onde?
9
9- Fonte
: a notícia tem uma origem que deve ser especificada para que haja
credibilidade nas informações expostas.
1
10- Pirâmide
Invertida : o corpo do texto é a complementação do lead. Deve ser iniciado com
a informação de maior relevância e reponde a perguntas : Como? Por quê?
1
11- Depoimentos
1
12- Ilustração
: imagens são um complemento precioso de uma notícia, mas não são essenciais se
o texto for bem redigido e expressar a
informação com clareza e elementos esclarecedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário