MACHADO DE ASSIS in
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Contexto :
1-Tempo Literário : Século XIX
Realismo ( psicológico)
Interiorização/Introspecção;
O homem pelo
caráter.
Fases Literárias do autor :
1-
Romantismo
2-
Realismo ( maturidade emocional e intelectual)
Características gerais da obra machadiana:
Metalinguagem;
Digressão;
Ironia / humor amargo;
Pessimismo;
Concisão/
clareza;
2-
A obra : MEMORIAS POSTUMAS DE BRAS CUBAS ( 1881)
Considerada
um divisor de águas do romance brasileiro,,apresenta a ambivalência das
elites no final do século passado.
Pretendia-se que as elites fossem liberais, mas elas o eram "apenas por
fora",na verdade, eram autoritárias e escravocratas.
Romance
de anatomia,analisa o homem e a sociedade em uma "fantasia", pois à
luz da verdade é inverossímil a idéia de um defunto narrar sua morte, seu delírio e sua vida.
Estrutura : dividido em 145 capítulos curtos, truncados, dispostos de forma alinear, o narrador inicia-se de modo inesperado: pelo óbito dele mesmo:
FOCO NARRATIVO: escrita em primeira
pessoa- por um personagem narrador defunto
( o defunto-autor), a história é uma confissão, um depoimento, repleto
de ironia, humor - às vezes amargo -, sarcasmo, próprios do estilo do autor
ESPAÇO: O
espaço onde ocorre a história narrada por Brás Cubas é o Rio de Janeiro- elite escravocrata ,onde o ócio,
o tédio e o sadismo prevalecem.
TEMPO:- psicológico, pois a
trama evolui de acordo com a memória do narrador, pois uma vez morto, livre de
pressões externas, não temendo ser julgado por ninguém, B.C. pode abrir-se com
o leitor como lhe for conveniente. Portanto, a história é descontínua, entrecortada por assuntos que se quebram para, em seguida,
retornarem, criando as digressões
textuais.
Digressão: desvio do assunto, normalmente para evitar a emoção,
o envolvimento pessoal, seria fugir da "linha reta" na seqüência da
narração. O defunto-autor interrompe constantemente a história para se dirigir
ao leitor, discutir os métodos adotados no livro, fazer comparações entre esse
e outro livro, traçar retratos morais de
personagens secundárias, etc.
Metalinguagem é a propriedade que tem a língua
de voltar-se para si mesma, é a forma de expressão dos dicionários e das
gramáticas. O significado do termo,
entretanto, ampliou-se e hoje o encontramos associado aos vários tipos de
linguagem.
3-PERSONAGENS:
BRÁS CUBAS: personagem esférico;
na infância um menino- diabo; quando adulto, um hipócrita, arrogante,
contraditório,preconceituoso, um burguês que passou a vida rondando o poder e
morreu sem nenhuma conquista.
VIRGÍLIA : filha do Conselheiro
Dutra, um "casamento arranjado "que não se concretiza. Casa-se com
Lobo Neves e torna-se amante de Cubas. “ Uma
ruína aos 54 anos”
LOBO NEVES : político bem
sucedido, marido de Virgília.
MARCELA : uma prostituta
espanhola, primeiro amor de Cubas, os 17 anos. Sem escrúpulos, luxuosa, amiga
de dinheiro e de rapazes . Foi perfeitamente definida no período: "Marcela amou-me durante 15 meses e 11contos
de réis."
EUGÊNIA : acanhada, filha de D.
Eusébia ,coxa de nascença ,durante algum tempo namorada de Cubas.- ‘ A flor da
moita”. - Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?
EULÁLIA: Nhá-Loló, filha de
Damasceno, morta aos 19anos de febre-amarela.” A flor do pântano”.
QUINCAS BORBA: um semi-demente, amigo
de infância de B.C. , criador da "Humanitas", filosofia segundo a
qual "a dor é uma ilusão". (caricatura do Positivismo) e “ a guerra e não a paz é o princípio da
vida”.
D. PLÁCIDA: agregada à família de
Virgília,costureira, cúmplice dos
encontros de B.C. e Virgília na casa de Gamboa : "Saiu da vida às escondidas como entrara."
4-Capítulos em destaque:
O
capítulo X -O menino é o pai do homem, traça-nos o perfil futuro de Brás
Cubas já adulto: mau, mesquinho, intolerante
Capítulo
XXXI / A borboleta preta–-- Também por que diabo não era ela azul?
disse comigo.
Capítulo
XXXIII / Bem-aventurados os que não descem Por que bonita, se coxa? por que coxa, se
bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para
casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma.
Das Negativas /último capítulo-(...)
a derradeira negativa deste capitulo de negativas:- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa
miséria."
Capítulo VII-O Delírio, é obra prima de descrição e coragem inventiva por
parte de Machado. Montado sobre o dorso de um hipopótamo percorre velozmente os
séculos, indo de encontro à origem dos homens.
5- EXERCÍCIOS
1- Filosofia dos epitáfios
“E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a
gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem
a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a
tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes
que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."
O fragmento acima, de
Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte característica de seu
autor:
a)pessimismo com que trata
as personagens que ocupam postos privilegiados na sociedade burguesa,
diferentemente do modo como lida com indivíduos socialmente carentes.
b)uso da ironia como arma
de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu
influência.
c)a fixação nos problemas
sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
d) tendência à idealização
das personagens, herança do Romantismo.
e) tentativa de
compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.
2- [Leia o texto da
questão anterior.]
Do ponto de vista da
composição, é correto afirmar que o capítulo "Filosofia dos
epitáfios":
a)é predominantemente dissertativo,
servindo os dados do enredo e do ambiente como fundo para a digressão.
b)é predominantemente
descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do
cenário.
c)equilibra em harmonia a
narração, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua
ambientação.
d)é predominantemente
narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saída.
e)equilibra narração e
dissertação, com o uso do discurso indireto para registrar as impressões que o
ambiente provoca no narrador.
3- "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis
[...]"Neste trecho, de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
a)surpreende o leitor com
um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
b)dá seu depoimento
autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
c)explora com muita
felicidade a "psicologia feminina", razão pela qual foi aceito com
entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
d)focaliza o emergente
proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações
aparentemente triviais.
e)dá um exemplo da ironia
e do humor característicos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo
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