sábado, 7 de agosto de 2010
O enigma está em Bentinho...não em Capitu.
D.Casmurro.(Sinopse)
Contexto :
Autor : Machado de Assis
Tempo Literário : Século XIX
Realismo ( psicológico)
Interiorização/Introspecção;
O homem pelo caráter.
Fases Literárias do autor :
1- Romantismo
2- Realismo ( maturidade emocional e intelectual)
Características gerais da obra machadiana:
Metalinguagem;
Digressão;
Ironia / humor amargo;
Pessimismo;
Concisão/clareza;
Estilo apurado
A obra : D. Casmurro ( 1900)
Estrutura ; 148 capítulos curtos.
O título : a ironia e a ambigüidade contidas no título ( Dom?!...)
Foco narrativo : 1° pessoa ( inseguro/ emocionalmente conturbado/ ambíguo/ fugidio)
Tempo : Cronológico – Brasil , Segundo Império – século XIX
Psicológico – pausado,lento , reflexivo, em flash back.
Espaço : Exterior- O Rio de Janeiro ( bairros e ruas em escassas descrições)
Ambiente : duas casas – Engenho Novo ( a do presente narrado)
Matacavalos ( a da memória)
Tema: a suspeita de adultério gerado por um ciúme doentio, distorcido e autodestrutivo.
Personagens :
Bento Santiago : o narrador ardiloso que busca no leitor a cumplicidade para o libelo de acusação que cria sutilmente. Um “voyeur “ do passado. (Bento Sant + Iago)
Capitolina /Capitu: o alvo do narrador, construída milimetricamente para receber a culpa que ele quer lhe atribuir. ( Capitólio- capita- cabeça).
Escobar : o “ melhor” amigo, personagem sem grande profundidade psicológica.Parte de um “suposto” triângulo amoroso.
Ezequiel : filho de Bento (?) e Capitu – pejorativamente chamado “ o filho do homem’.
D. Glória : a mãe de Bento – autoritária, dominadora, religiosa, oriunda do patriarcalismo rural, reflexo de uma sociedade burguesa..” Uma santa”.
José Dias – o agregado ( o homem livre / o clientelismo / “ viver de favores”)
Tio Cosme e Tia Justina : irmão e prima de D.Glória.
Alguns capítulos destacados:
A ópera : capítulo 9
Olhos de Ressaca – capítulos 32 e 132
Um soneto : capítulo 55
O retrato : capítulo 83
Os olhos de Capitu segundo ...
José Dias : de cigana oblíqua e dissimulada.
Bentinho : de ressaca ( crescidos e sombrios)
Em circunstancias especiais (segundo o narrador )
Olhos no chão/ fitavam e desfitavam, dizendo coisas infinitas ( bentinho e Capitu adolescentes na inscrição do muro)
Cautelosos ( quando trocou olhares com Escobar)
Embuçados (ao voltar do enterro de Escobar)
Vermelhos ( logo após a morte de Escobar)
Grandes e abertos ( fitando o cadáver)
Olhos pensativos ( segundo José dias ao, finalmente , aceitá-la )
Recolheu os olhos e meteu-os m si com as pupilas vagas e surdas ( quando Capitu soube de sua ida ao seminário).
Olhos apertados ( Capitu refletindo)
Olhos ternos e suplices ( Capitu após as brigas )
Olhos diretos, claros e lúcidos ( para a sogra)
“ O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.(...) Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.” ( Capítulo 2)
O Soneto inconcluso ( capítulo 55)
Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!
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Perde-se a vida, ganha-se a batalha!
E conclui :
“ Trabalhei em vão, busquei, catei, esperei, não viram os versos (...) Pois, senhores, nada me consola daquele soneto que não fiz.”
As duas pontas da existência estão configuradas no soneto,- os primeiro e ultimo versos-, assim como estão configuradas em duas casas – Engenho Novo e Matacavalos- sem que Bentinho conseguisse atá-las .
OBS : Ninguém lê Machado de Assis para provas e vestibulares.A gente o lê para a vida,pela correção, pela elegância, pelo estilo, pelo desafio de aprender, porque ELE É IMPAR.
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